Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Embaixada da Finlândia, Lisboa: Info Finlândia: Comunicação social na Finlândia

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

Comunicação social na Finlândia

Imprensa

Sede da Sanoma Oy "Sanomatalo", editora líder no mercado jornalístico, Helsínquia. Fotografia: Kari SarkkinenSede da Sanoma Oy "Sanomatalo", editora líder no mercado jornalístico, Helsínquia. Fotografia: Kari Sarkkinen

A Finlândia tem 56 jornais publicados, 4 a 7 vezes por semana e 164 publicados, 1 a 3 vezes por semana. A tiragem total de todos os jornais finlandeses é de 3,3 milhões de exemplares. Em termos de tiragem, proporcionalmente ao número de habitantes, a Finlândia ocupa o segundo lugar na Europa e o terceiro no mundo, após a Noruega e o Japão. A maior parte dos jornais são adquiridos em regime de assinaturas e apenas uma pequena percentagem nas bancas. Existem apenas dois jornais que só podem ser adquiridos nas bancas. No país encontram-se registadas 2.600 publicações periódicas, com uma tiragem total de 18 milhões de exemplares. 

Os cinco jornais mais vendidos em 2001 foram os seguintes:

 

Helsingin Sanomat (tiragem de 446 380)

 

Ilta-Sanomat(218 829)

 

Aamulehti(135 478)

 

Iltalehti(134 777)

 

Turun Sanomat (115 142)

O jornal de língua sueca mais vendido é o diário Hufvudstadsbladet, com uma tiragem de 52.523 exemplares.

Televisão e rádio

A Companhia de Radiodifusão Finlandesa, YLE, é a maior emissora de televisão e de rádio do país, sendo uma empresa de serviço público. A outra companhia de televisão que cobre o território nacional é a MTV3, uma empresa privada. A YLE tem dois canais de televisão, com cobertura de todo o território nacional, a YLE1 e a YLE2. A MTV3 tem um canal. Um novo canal de televisão privado, Nelonen, começou em 1997. Programas televisivos da TV Sweden são transmitidos através do canal 4 da YLE. Transmissões por satélite dos programas da YLE, para toda a Europa começaram em 1997. A TV Finlândia é transmitida digitalmente através da Intelsat que, também inclui dois canais da Rádio Finlândia.

Uns 40 canais de televisão estrangeiros podem ser igualmente vistos através da rede de televisão por cabo. Existem algumas 30 estações de televisão locais que transmitem, por cabo e ondas de rádio, programas na sua maioria estrangeiros e nacionais, assim como material produzido localmente. A expansão da televisão local está a ser reduzida devido aos custos de produção dos programas.
A única emissora de rádio com cobertura de todo o território nacional é a companhia de Radiodifusão Finlandesa, que transmite em quatro canais nacionais, três em finlandês e um em sueco, assim como em vários canais regionais, um dos quais em lapão na Lapónia finlandesa. Existem mais de 60 estações de rádio locais de carácter privado. Duas delas, caracterizam-se como estações de informação noticiosa e musical, a Nova e a Classic, que cobrem mais de 60 % da população.

Nuntii Latini - Notícias em latim na radiodifusão finlandesa

Nuntii Latini é um sumário semanal das notícias internacionais emitido pela radiodifusão nacional da Finlândia, YLE, em latim clássico. Ler mais.

Mais informações:

Media by This is Finland (em inglês)

 

Imprima esta página

actualizados 21-05-2009


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto