Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Embaixada da Finlândia, Lisboa: Info Finlândia: Sociedade da Informação -Finlândia

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

Sociedade da Informação -Finlândia

A Finlândia é um país caracterizado por um vasto território, mas com uma densidade populacional relativamente baixa, ou seja, de 17 habitantes por km2. Por isso, os finlandeses no passado sentiram a necessidade de investir em redes telefónicas fixas que abrangessem totalmente o país. No serviço de correios e telecomunicações, porém, não foi criado um monopólio estatal mas, em sua substituição, surgiram fortes monopólios locais que assumiram a responsabilidade de assegurar os serviços básicos. Nos anos oitenta, muito antes que em muitos outros países industrializados, houve uma liberalização do mercado. O sector de telecomunicações foi exposto à livre concorrência que, estimulou a eficiência e a inovação.

GSMOs primeiros telefones móveis foram lançados, pouco depois da liberalização do mercado das telecomunicações. Os finlandeses mostraram-se muito receptivos à tecnologia dos novos aparelhos, adoptando rapidamente os telefones NMT e mais tarde os telefones GSM. A baixa densidade populacional do país (de apenas 5,2 milhões) e o entusiasmo dos finlandeses pela inovação tecnológica tem feito do país, um laboratório para experimentar novos telefones móveis e serviços relacionados.

LasipalatsiHoje em dia, o sector da informação na Finlândia é muito forte e vasto. O sector abrange a produção de aparelhos, serviços de rede, programação e serviços de informática. A comunicação sem fios, é a parte mais notável do sector, mas para além disto, a Finlândia tem outras áreas de desenvolvimento e produção, nas quais, o país é líder mundial, como por exemplo em programas electrónicos de anti-vírus. Actualmente, o sector da informação representa um terço das exportações finlandesas e é tão importante quanto as industrias metalúrgicas e do papel.

NokiaLer mais:

- publica previsões, relatórios e papéis de discussão sobre a economia finlandesa

Imprima esta página

actualizados 21-05-2009


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto