Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Embaixada da Finlândia, Lisboa: Info Finlândia: Design

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

Design Finlandês no Novo Milénio

Escrito para Virtual Finland (actual thisisFINLAND) por Jarno Peltonen, Museu da Arte e do Design. Tradução: Pekka Posio

Capacidades Inovadoras em Várias Áreas

Cada vez mais ramos de indústria podem orgulhar-se do sucesso do design finlandês, que tem sido alvo de um considerável interesse internacional. Os produtos de sucesso são fruto de um design inovador, capaz de abrir as portas do mercado mundial. Sendo assim, não existem motivos para admiração com o sucesso obtido pelos produtos finlandeses, como por exemplo, os telemóveis da marca Nokia. A construção naval, os transportes públicos, a segurança laboral, a saúde, as actividades de lazer, os desportos, a comunicação e a electrónica, são áreas que demonstram a atenção dada pelas empresas ao design, é a chave da produção de sucesso e da atenção internacional crescente. Os designers trabalham em cooperação, com especialistas técnicos de todas as áreas relevantes, contribuindo desta forma para novas estratégias de evolução dos produtos, atingindo assim, um bom ambiente material e qualidade de vida. O designer tem que ter em consideração, tanto as qualidades funcionais e ergonómicas, como os aspectos estéticos e ecológicos dos produtos. Foi a arte industrial que criou o conceito de Design Finlandês e fez com que o vidro, a cerâmica, os móveis e os têxteis finlandeses fossem conhecidos a nível mundial. Hoje em dia, verificamos que o design industrial das últimas décadas é a prova da extrema versatilidade das capacidades industriais na Finlândia.

A Finlândia do novo milénio é uma sociedade de informação moderna, onde a competitividade industrial é complementada, pelas capacidades criativas em muitas áreas. A localização do país no extremo Norte da Europa, os escassos recursos naturais e a reduzida densidade populacional, já não são obstáculos para a Finlândia.

As Florestas e a Agricultura

1A Finlândia é um dos países com a mais elevada percentagem de área florestal no mundo. A silvicultura e a agricultura sãoimportantes fontes de rendimento, daí que os finlandeses sejam considerados grandes peritos nesta área. Timberjack, é desenhadora de máquinas multifuncionais, para a silvicultura, produzidas segundo princípios ecológicos e sustentáveis (1). Os tractores da Valtra Valmet, são máquinas multifuncionais 2eficientes, bem planeadas, do ponto de vista ergonómico e controladas através de computadores (2).

3As ferramentas para a silvicultura, agricultura e jardinagem da Fiskars Consumer, (fundada em 1649), são fruto de experiências e grandes tradições no campo da inovação. De facto, os produtos mais conhecidos do design finlandês, a nível mundial, 4são as tesouras cor-de-laranja da Fiskars, introduzidas no mercado, em 1967. Hoje em dia, a gama de tesouras da Fiskars, representa a continuação do mesmo design e continua a ser um dos seus mais apreciados produtos. Depois do êxito das tesouras, a Fiskars criou uma série de ferramentas manuais tradicionais, como machados, pás, 5enxadas, ancinhos e ferramentas para jardinagem, cujo novo design melhorou radicalmente as suas propriedades. O produto mais popular da companhia é o Clippers, um serrote de jardim e de campismo (3, 4, 5).

Os Desportos

6A gama de acessórios desportivos, de elevada qualidade estende-se dos veleiros aos esquis e até mesmo ao equipamento de musculação. A Exel, é o maior produtor de equipamento de esqui. Os bastões de esqui em fibra de carbono, com asas e pontas anti-deslizantes em borracha, são o resultado de uma pesquisa minuciosa. O esqui foi sempre popular na Finlândia mas, para o novo desporto que consiste em andar, com bastões de esqui (o denominado “nordic walking”, em inglês), são necessários bastões especiais (6). A Karhu, é um produtor de 7equipamento de hóquei sobre gelo, com largas tradições. A Epsira fabrica elegantes capacetes protectores para ciclistas (7). Os pulsómetros da Polar Elektrosão um exemplo do equipamento de fitness finlandês, cujo design se encontra direccionado para a comunicação visual e ergonomia.

8A Tunturi, através dos seus designers, criou uma vasta gama de equipamento desportivo, desde que foi fundada em 1969. Um dos seus últimos modelos é a bicicleta estacionária T8, destinada à utilização doméstica. A Tunturi exporta 95 % dos seus produtos, para mais de 40 países (8).

O Equipamento Técnico

9Bússolas, medidores para mergulho e detectores de profundidade, são especialidades da Suunto, desde os anos 30. Nesta área, a Suunto é um dos mais importantes produtores no mundo. O segredo do seu sucesso internacional reside na elevada qualidade, segurança e bom design. Os produtos incluem bússolas para navegação e uso 10terrestre, medidores, computadores e fatos de mergulho (9, 10).

Nos próximos anos, o número de pessoas idosas vai aumentar no mundo inteiro, resultando em aumentos consideráveis na procura de equipamento de saúde e de fitness. Máquinas e equipamentos de saúde foram sempre uma especialidade importante do design finlandês. A Instrumentarium é 11conhecida a nível mundial, como produtor de equipamento radiográfico para hospitais (11). Planmeca e Fimet produzem instrumentação para dentistas (12, 13) e a Biohit para laboratórios.

1213A segurança laboral e a legislação correspondente são temas importantes na sociedade finlandesa, desde há muitos anos. O design desempenha um papel importante na produção de equipamento protector. A Kemira Safety é o mais antigo produtor de capacetes e máscaras protectoras na Finlândia (14).

14O bom funcionamento da rede de transportes públicos é cada vez mais importante, nos centros urbanos em crescimento, e oferece cada vez mais desafios ao designer industrial. O novo eléctrico com 15piso rebaixado, especialmente desenhado para a Helsinki Transport, combina a harmonia da paisagem urbana, com o conforto dos passageiros e respectivos motoristas (15).

Uma Nação Marinheira

16A Finlândia é um país muito ligado ao mar, e tem largas tradiçõesde construção naval. Os quebra-gelos finlandeses, um dos produtos mais bem conhecidos da nossa indústria, asseguram a navegabilidade do mar durante todo o ano. A AkerYards,(Aker Finnyards) que tem estaleiros em Helsínquia e em Turku, produz 25 % das embarcações de cruzeiro no mundo (16). 17Esta companhia desenhou vários barcos especiais também, como por exemplo quatro cargueiros LNG (17). Kvaerner Masa-Yards também contribuiu para a produção da nova unidade de propulsão Azipod, juntamente com ABB Industry.O Azipod, que pode variar o ângulo de rotação entre os 0° e os 360°, contendo um motor eléctrico 18AC incorporado na hélice, favorece vários tipos de barcos, tanto 19do ponto de vista técnico, como ergonómico (18). Veleiros e outros pequenos barcos de produção mais artesanal fazem parte da tradição de construção naval na Finlândia, sendo ainda produzidos por muitos estaleiros de diferentes dimensões. Nautor Shipyard, em Pietarsaari produz os barcos Nautor Swann, que têm sido um sucesso a nível mundial.

20A pesca é um passatempo popular, num país com milhares de lagos e um vasto arquipélago. Desde o ano 1930, a Rapala tem criado uma grande gama de iscos artificiais, feitos à mão, que são hoje em dia exportados para mais de cem países (20).

As Telecomunicações

21O equipamento de telecomunicações está a mudar rapidamente, com o desenvolvimento da tecnologia. A partir dos finais dos anos 80, o telemóvel tornou-se acessível a cada vez mais pessoas no mundo inteiro. O design e as funções têm sofrido evoluções também. Actualmente, os telemóveis podem mandar mensagens para diferentes tipos de redes, incluem funções de computadores e são mais baratos, tornando-se desta forma, acessíveis a mais pessoas. A companhia finlandesa Nokia Mobile Phones é o maior produtor de 22telemóveis no mundo, com exportações para 130 países (21). A Benefon (22) é um outro produtor finlandês de telemóveis. O resultado do sucesso de ambas as companhias reside num design inovador, com ênfase sobre a ergonomia, facilidade de utilização e comunicação visual.

Maquinaria da Indústria do Papel

23Sendo um país de silvicultura, a Finlândia especializou-se em diferentes áreas de processamento da madeira. O papel é um importante produto de exportação. Sendo um produtor de papel, a Finlândia tem também capacidades de produção de máquinas de processamento de papel. A Valmet Corporation levou a cabo um considerável trabalho de desenvolvimento nesta área, em que o design desempenha um papel importante (23).

A Sauna

24A sauna é uma característica importante da identidade finlandesa. Esta tradição que tem mais de mil anos de história é ainda muito vital na sua terra natal, onde faz parte do dia-a-dia, tanto no campo, como nas cidades. Arquitectos e designers continuam a desenvolver a tradição. O interesse internacional relativamente à sauna continua a crescer, mas os finlandeses gostariam que a tradição conservasse a sua forma ortodoxa.

25As casas de banho ultramodernas introduzem um novo nível de higiene às casas finlandesas. A Oras produz equipamentos de cozinha e casas de banho, sendo um pioneiro na sua área (25).

A Beleza no Dia-a-dia

Móveis, vidros, cerâmicas, têxteis e utensílios de cozinha são sectores dinâmicos do design industrial finlandês, que alcançaram renome internacional e ajudaram a criar o conceito de Design Finlandês, como criador da beleza no dia-a-dia. A evolução inovadora continua em todos estes sectores, atraindo jovens designers.

26À parte dos tradicionais, pinho e bétula finlandeses, outros tipos de madeira menos conhecidos como a sorveira-brava e o amieiro são usados na construção de móveis. O design inovador inclui novas aplicações para madeira e outros materiais (26).

27Arabia e Iittala, marcas tradicionais de vidro e cerâmica, fazem parte da Hackmann Designor, o maior produtor de louça na Finlândia. Este grupo consta com processos dinâmicos de evolução de produtos, razão pela qual, se situa na primeira fila do design internacional. Além dos produtos destinados à produção em larga escala, Arabia e Iittala oferecem, também, a série de produtos Pro Arte, mais próxima à produção artística de objectos de design únicos.

2829A indústria têxtil é um dos ramos da indústria mais antigos na Finlândia. Nesta área, a continuidade é garantida pela Finlayson Sisustustekstiili, que produz modernos têxteis de decoração, desenhados por artistas. A partir do início dos anos 50, a Marimekko Corporation produziu impressionantes tecidos artísticos com motivos impressos (29). A Woodnotes desenvolveu um material a partir da fibra de papel, para ser usado em tecidos de decoração, por exemplo em tapetes (28). É um bom exemplo de uma combinação feliz do design artístico com meios de produção ecológicos.

 

Imprima esta página

actualizados 08-07-2009


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto