Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Embaixada da Finlândia, Lisboa: Info Finlândia: Festas tradicionais

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

Dia da Independência da Finlândia, em 6 de Dezembro

O dia 6 de Dezembro é a data que marca a oficialização da declaração da Independência, pelo parlamento finlandês, em 1917. 

1919 foi ordenada a celebração de missas, e que nesse mesmo dia, as repartições públicas, tribunais e escolas encerrassem. Ficou também estabelecido que se hasteasse a bandeira nacional nos edifícios públicos. 

A celebração do dia da Independência, em 1919, é constituída por uma missa celebrada em honra da ocasião, uma festa à tarde, no Teatro nacional, festas populares, marchas e venda de bandeiras nacionais em miniatura nas ruas, entre outras coisas. 

Em 1929 foi emitido o decreto-lei que oficializou o dia, como feriado nacional. A lei proibia a organização e abertura dos mercados, praças e leilões. A União da Independência sugeriu nos fins da década de 20, a utilização de velas nas festividades, o acendimento gradual de velas tornou-se então numa tradição deste dia. 

Palácio presidencial. Photo: Matti TirriDesde o início da Independência têm-se organizado festas e recepções no palácio presidencial, o acompanhamento destas festas, hoje em dia, é realizado pela televisão, através de uma emissão especial em directo, o que também já pode ser considerado como uma tradição, para muitos finlandeses. Durante e após a Segunda Guerra Mundial, o dia da Independência tem vindo a ganhar cada vez mais um carácter festivo. 

 

Imprima esta página

actualizados 03-12-2010


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto