Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Embaixada da Finlândia, Lisboa: Info Finlândia: A Sauna, uma paixão nacional

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

A Sauna, uma paixão nacional

A palavra sauna é a palavra originária da língua finlandesa mais conhecida no mundo. Com toda a razão: na cultura finlandesa a sauna detém uma posição incontestada na vida do dia-a-dia. Na cultura tradicional do campo a sauna era um lugar de multi-usos universal, para todo o tipo de actividades sociais e sanitárias. Para além da cozinha, era só na sauna que se encontrava água quente para banhos ou lavagem de roupa. A água quente também era (e continua a ser) uma componente essencial na hora do parto, um acto qu e era sempre conveniente fazer na sauna, um lugar bem protegido dos olhares dos outros elementos da família. Ainda hoje vivem um bom número de pessoas na Finlândia, que nasceram numa sauna de madeira no campo.

Uma sauna de fumo de Alvar Aalto em Säynätsalo, Finlândia, desenhada pelo próprio. Fotografia: Jari JetsonenUma sauna de fumo de Alvar Aalto em Säynätsalo, Finlândia, desenhada pelo próprio. Fotografia: Jari Jetsonen

Hoje em dia na sociedade moderna, a função sanitária da sauna perdeu parte da sua importância. Instalações públicas populares como piscinas e academias de ginástica mantêm as saunas mais para o relaxamento muscular. A opinião geral é de que a sauna é saudável e promove longevidade para os utilizadores habituais. Será especialmente saudável se for usada com moderação. Deverá ser aquecida até aos 85'C ou até mesmo acima dos 100'C. A sauna não se encontra completa sem o löyly, um choque de vapor obtido ao atirar água sobre as pedras aquecidas no forno. Após tomar o löyly, é conveniente haver uma piscina, um lago ou um monte de neve para o respectivo arrefecimento. Os adeptos da sauna preferem um lago congelado onde abrem um buraco no gelo para mergulhar. Grande parte dos finlandeses acredita que a sauna pode remediar as gripes, se o banho for tomado na hora certa. Um provérbio popular refere que: "Se a sauna tomada juntamente com aguardente não remediar o problema, a doença é fatal."

Do interior da sauna de Aalto. Fotografia: Jari JetsonenDo interior da sauna de Aalto. Fotografia: Jari Jetsonen

A função social é sem dúvida a mais importante. A sauna privativa é sempre um óptimo lugar para se conversar e travar amizades. Um bom anfitrião não pode negar ao seu hóspede finlandês o prazer de um banho na sua sauna antes de se sentarem para jantar. Se à priori, não forem muito amigos, serão com certeza à posteriori, porque a sauna é a melhor forma de “descongelar” qualquer frieza humana. Pela mesma razão, a sauna é o   melhor local para se realizarem negócios. Na sauna não é preciso recear que alguém tome notas ou grave conversas. Portanto todas as empresas finlandesas possuem uma sauna de representação. O Ministério dos Negócios Estrangeiros tem duas em Helsínquia e pelo menos uma em cada Embaixada em todo o mundo.

Contrariamente aos preconceitos de alguns, a sauna não tem qualquer função erótica. Nos países nórdicos em geral, a nudez não é automaticamente associada ao erotismo. Amigos ou membros da família estão habituados a aparecerem nus entre si, em algumas situações, e a sauna é uma das mais importantes. Ocorrências de sexo numa sauna devem existir, tanto como existem em elevadores, cozinhas, casas de banho e outros espaços menos associados com actividades eróticas.

Sauna de fumo em Rutakoski, Kangasniemi. Fotografia: Raija PöyhönenSauna de fumo em Rutakoski, Kangasniemi. Fotografia: Raija Pöyhönen

Não é qualquer sala aquecida do tipo turco ou sueco que é considerada uma sauna pelos finlandeses. Uma sauna genuína tem uma bancada elevada, sempre de madeira apache, para os utilizadores se sentarem num plano superior, ou seja, nas zonas mais quentes da sala. O forno, que pode ser aquecido a lenha ou através de electricidade, tem que ficar dentro da sala e tem que ser coberto por pedras. A sauna genuína não é muito vaporizada antes de se entrar, mas sim na hora do banho, quando está feito o löyly. Um finlandês acha que nem vale a pena entrar numa sauna que não esteja aquecida, pelo menos a 70'C.

Na Finlândia existem saunas um pouco por toda a parte. Num apartamento de um só quarto pode muito bem caber uma pequena sauna. Todas as casas têm saunas mas, nas cidades prevalecem as eléctricas. Porém, a mais típica continua a ser a sauna do campo ao lado de um lago ou de uma ilhota no Mar Báltico. Quase todas as famílias têm acesso a uma ou outra casa de campo, sempre equipadas com uma sauna. A noite luminosa do Verão boreal é o melhor pretexto do mundo para um churrasco com amigos, após um banho de sauna, é claro.

 

Imprima esta página

actualizados 24-11-2010


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto