Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Embaixada da Finlândia, Lisboa: Embaixada

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

Embaixada

Mensagem de Boas-vindas

Vaakuna leijonaA Finlândia estabeleceu relações diplomáticas com Portugal no dia 10 de Janiero de 1920. Até finais da Segunda Guerra Mundial, a representação diplomática da Finlândia, em Portugal funcionava a partir de Madrid e depois a partir de Haia. Durante as décadas de 60 e 70, a Finlândia fez-se representar em Portugal, a partir de Berna, Suíça. Após o 25 de Abril de 1974, juntamente com o processo da CSCE e coperação na EFTA, a Finlândia fundou uma Embaixada em 1 de Dezembro de 1975, chefiada por um Encarregado de Negócios a.i., em Lisboa. O embaixador continuaria acreditado em Berna até 1979, altura em que foi nomeado um embaixador residente para a Embaixada em Lisboa.

À semelhança de outras representações diplomáticas da Finlândia no estrangeiro, a função da Embaixada em Lisboa é, essencialmente a promoção dos interesses do país no estrangeiro e a salvaguarda dos direitos e interesses dos finlandeses em Portugal.

A promoção dos interesses da Finlândia abrange essencialmente, as relações da política externa, da economia, do comércio e da cultura, bem como, a responsabilidade de reportar e fomentar todas estas áreas. Os assuntos consulares referentes aos indivíduos de nacionalidade finlandesa, bem como turistas e residentes finlandeses em Portugal, representam uma das funções mais tradicionais da nossa Embaixada em Lisboa. O nosso pessoal trabalha em cooperação com as autoridades portuguesas, com o meio económico e cultural. A Finlândia tem para além da Embaixada, quatro Consulados Honorários em várias regiões de Portugal, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Tem sido implementada uma política de cooperação activa com a secção comercial da Finlândia, e com o instituto da cultura, o Instuto Ibero-Americano da Finlândia sedeado em Madrid, mas com representante em Portugal.

A Embaixada da Finlândia em Portugal representa os interesses da Finlândia também no Cabo Verde.

O facto da Finlândia e Portugal fazerem parte da União Europeia, tem aproximado os nossos países de uma forma sem precedentes. A distância geográfica existente entre estes dois países localizados em extremos opostos do continente europeu, já não nos separa tanto como dantes, da Comunidade Europeia. O conhecimento e comparação, entre estes dois países, aumentaram significativamente durante a segunda metade da década de 90. Nos meios de comunicação social observamos, quase semanalmente, notícias de estudos comparativos, relativamente à economia e condições sociais em ambos os países.

A comunidade finlandesa em Portugal é, relativamente numerosa, especialmente nas regiões do Algarve, da Grande Lisboa e do Grande Porto. Outro dos papéis desempenhados pela Embaixada é, naturalmente o de estar em contacto permanente com esta comunidade e respectivos membros.

Imprima esta página

Este documento

actualizados 06-10-2011


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto