Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Embaixada da Finlândia, Lisboa: Finlândia em Portugal: Instituto Ibero-Americano da Finlândia

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

Instituto Ibero-Americano da Finlândia

Instituto Ibero-Americano da Finlândia (IIAF), localizado em Madrid desde 1996, é um dos quinze institutos finlandeses de cultura e ciência que funcionam no estrangeiro. A área de actividades do IIAF também abrange Portugal, onde o Instituto tem um representante desde o ano 2000.

Ponte entre culturas

InstitutoO objectivo principal do Instituto reside na intensificação dos laços culturais, científicos e económicos entre a Finlândia e o mundo luso-hispânico, fomentando o conhecimento mútuo e a cooperação nestas áreas.

Origem: Da Fundação ao Instituto

As relações da Finlândia com Portugal, Espanha, América Latina, bem como outros países de língua portuguesa e espanhola vêm de longe, mas anteriormente, sempre se mantiveram à sombra de outras relações internacionais. No domínio cultural, na Finlândia dava-se sempre mais importância às correntes anglo-americanas. Para incentivar, fortalecer e tornar multifacetadas as relações ibero-americanas da Finlândia, um grupo de empresas, universidades, associações e particulares interessados no mundo luso-hispânico fundou em 1992 a Fundação Ibero-Americana da Finlândia. Os autores da iniciativa foram o Prof. Doutor Timo Riiho, Professor Catedrático das Línguas Ibero-Românicas da Universidade de Helsínquia, o Doutor Erkki Reenpää, Cônsul Honorário do Peru, e Jyrki K. Talvitie, Cônsul Honorário da Guatemala. Em 1996 a Fundação Ibero-Americana estabeleceu em Madrid o Instituto Ibero-Americano da Finlândia assumindo, ao mesmo tempo, a sua gestão económica.

O actual Presidente do Conselho da Fundação é o Prof. Doutor Martti Pärssinen.

A actual Directora do Instituto Ibero-Americano da Finlândia é desde 2012 a Prof. Doutora Auli Leskinen, sucessora ao Prof. Doutor Martti Pärssinen (1996-1999, 2007-2012).

Ponto de encontro

As actividades culturais que o Instituto Ibero-Americano da Finlândia realiza individualmente ou em colaboração com várias organizações públicas e privadas são de um carácter muito variado: exposições de arte, concertos, espectáculos de dança e teatro, ciclos de cinema, acontecimentos literários, etc. O Instituto pretende divulgar, como por exemplo, a arquitectura e o design finlandeses. Entre os acontecimentos organizados pelo Instituto, como conferências e seminários sobre temas actuais relacionados com o mundo ibero-americano e a Finlândia têm uma importância especial. As actividades do Instituto têm incluído também formação e ensino na comunicação intercultural.

Fonte de informação

Além de informar sobre qualquer assunto relacionado com a Finlândia, o Instituto procura fomentar o intercâmbio académico entre investigadores e estudantes. No local do instituto há uma biblioteca de consulta, a qual também serve como sala de leitura. A actividade literária do Instituto manifesta-se nas actas que fazem parte da série ”Acta Iberoamericana Fennica”.

Interacção económica

InstituuttiNos últimos anos tem-se compreendido cada vez mais claramente que a vida económica tem um papel importante na interacção cultural, e que, por outro lado, a compreensão profunda das diferenças culturais ajuda a diminuir a possibilidade de conflitos nas relações económicas. A necessidade da compreensão inter-cultural nas diferenças de pontos de vista tem crescido depressa desde que a Finlândia aderiu à União Europeia em 1995. Este foi o momento em que Portugal, Espanha e Finlândia acabaram por fazer parte da mesma área económica. Tal como no Norte da Europa os dois países da Península Ibérica foram sempre considerados como uma porta de entrada para a América Latina, também a Finlândia tem sido considerada, no Sul, como uma porta para o Leste e para os mercados da Rússia. Por isso, o Instituto Ibero-Americano da Finlândia pretende colher e transmitir os conhecimentos julgados necessários à vida económica da Finlândia de modo a que as empresas finlandesas possam operar nos países de língua portuguesa e espanhola. Em contrapartida, para o mundo ibero-americano são transmitidas diversas informações sobre possibilidades de cooperação económica na Finlândia.

Área de actividades

O Instituto Ibero-Americano da Finlândia é regido pela Fundação Ibero-Americana da Finlândia e é financiado principalmente pelo Ministério da Educação da Finlândia. O Instituto foi inaugurado em 1996, em cooperação com a Universidad Complutense de Madrid. Tem a sua sede oficial na Faculdade de Filologia da Universidad Complutense, onde também organiza actos académicos.

Actualmente o escritório principal, a biblioteca e a sala de exposições encontram-se na zona de Chamberí, no centro de Madrid.

Para poder desenvolver actividades e oferecer programas não apenas em Madrid, mas também em outras localidades da Península Ibérica e na América Latina, o Instituto tem representantes em Portugal, Argentina, Brasil, Costa Rica e Guatemala.

Contactos:

Instituto Ibero-Americano da Finlândia
La Calle Caracas 23 bj, 28010 Madrid
Espanha
Tel. +34 91 4444 411
Fax +34 91 4444 413
E-mail: info@madrid.fi

Representante em Portugal
Francisca Aires
E-mail: francisca.aires[at]madrid.fi

Imprima esta página

Sítios relacionados

actualizados 29-03-2016


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto