Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Embaixada da Finlândia, Lisboa: Actualidades

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 
Notícias, 05-04-2017

100 Inovações Sociais - Xilitol

A quarta inovação social na serie dos artigos das inovações sociais que apresentamos é o Xilitol. Uma adoçante natural e a "arma secreta" da saúde dentária dos finlandeses. Com efeitos benéficos clinicamente comprovados não só na saúde dentária, mas xilitol reduz de forma significante a ocorrência de infecções auditivas em crianças. Xilitol tem também um efeito benéfico na qualidade e na quantidade de saliva, e pode ser usado para o tratamento da boca seca.

Os pesquisadores finlandeses interessaram-se pelo xilitol no princípo da década de 1970, quando deram início ao primeiro projecto de pesquisa sobre os efeitos do xilitol na placa bacteriana. A pesquisa foi feita no departamento de odontologia da Universidade de Turku e teve seus resultados clínicos finais publicados em 1975. Ainda no mesmo ano, foi lançado o antecessor de todos os alimentos funcionais: a pastilha elástica Xylitol-Jenkki, a primeira goma adoçada por xilitol no mercado. Desde então, muitas pesquisas clínicas odontológicas têm sido efectuadas sobre o xilitol, tanto na Finlândia como no estrangeiro.

Fotografía: Sakari Piippo.
A Finlândia aposta nas medidas preventivas na saúde oral. Os produtos com xylitol são amplamente usados nas unidades pré-escolares e escolares e inclui medicina dentária gratuita à todos os alunos.
A Finlândia aposta nas medidas preventivas na saúde oral. Os produtos com xylitol são amplamente usados nas unidades pré-escolares e escolares e inclui medicina dentária gratuita à todos os alunos.

O xilitol é um adoçante naturalmente encontrado em plantas e frutas. É possível encontrá-lo em maiores concentrações, por exemplo, em ameixas, morangos, framboesas e couves- flores, e é também produzido em pequenas quantidades pelo corpo humano (5 a 15 gramas por dia). A Finlândia produz xilitol industrialmente a partir de fibras de bétula.

Os efeitos benéficos do xilitol nos dentes baseiam-se na incapacidade das bactérias causadoras da cárie dentária de metabolizar o xilitol de forma eficiente. Além disso, se usado de forma regular, o xilitol ajuda a diminuir a quantidade das bactérias nocivas na boca, o que torna a placa bacteriana mais fácil de ser removida ao escovar os dentes. O xilitol neutraliza imediatamente a acção dos ácidos nocivos na boca após as refeições.

Uma pesquisa realizada pelo departamento de odontologia da Universidade de Turku na década de 1990 revelou que o consumo regular de pastilhas elásticas de xilitol pelas mães diminui a transmissão das bactérias da cárie da mãe para filho, assim como pode reduzir a cárie dos dentes de leite até 70%.

Pesquisas sobre os efeitos de xilitol estão agora a ser conduzidas também em outras áreas da medicina. Um estudo do departamento de pediatria da Universidade de Oulu revelou que mascar pastilhas elásticas de xilitol reduz de forma significante a ocorrência de infecções auditivas em crianças. Xilitol tem também um efeito benéfico na qualidade e na quantidade de saliva, e pode ser usado para o tratamento da boca seca.

É importante que o cuidado dental seja visto como uma prática simples, feita com prazer, ou seja, uma acção natural que deve fazer parte do dia-a-dia. A vantagem do xilitol está justamente na facilidade: o consumo do xilitol é uma forma saborosa de promover a saúde oral diária. Uma boa higiene oral associada ao uso de um dentífrico com flúor, adicionado a hábitos alimentares regulares e saudáveis, e ainda ao consumo de pastilhas elásticas e pastilhas de xilitol, formam uma excelente combinação para a manutenção diária da saúde oral.

Texto escrito: Marjatta Sandström, porta-voz, Leaf Finland

Imprima esta página

actualizados 05-04-2017


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto