Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Arquipélago de Åland (Ahvenanmaa) - a região autónoma da Finlândia - Embaixada da Finlândia, Lisboa : Info Finlândia : Informação básica

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

Arquipélago de Åland (Ahvenanmaa) - a região autónoma da Finlândia

Åland, em finlândes Ahvenanmaa, faz parte da Finlândia, e possui o estatuto de região autónoma, desmilitarizado e sueco falante, com uma bandeira própria (desde 1954) e com selos próprios (desde 1984). Os residentes de Åland têm também passaporte próprio. Contudo nem sempre foi assim. 

Photo: Hannu VallasO arquipélago de Åland, com cerca de 26.000 habitantes, é constituído por 6.500 ilhas e recifes e está situado no Mar Báltico entre a Finlândia e a Suécia. Nos sectores em que a região tem poderes legislativos funciona quase como um país independente. 

Åland é uma zona desmilitarizada que foi decretado no Tratado de Paris de 1856 que pôs fim à Guerra da Crimeia, e não pode ser fortificada. Entre os anos de 1917 e 1921, os residentes da Åland queriam ver o seu arquipélago novamente anexado ao antigo reino da Suécia. A recém independente Finlândia não queria perder a região e sugeriu que lhe fosse atribuído o estatuto de região autónoma, mas os naturais das ilhas não queriam aceitar tal decisão. A questão foi levada à Liga das Nações, que decidiu em 1921, em Genebra, que o arquipélago fazia parte da Finlândia, mas que lhe seria concedida a autonomia. A Finlândia garantiu que Åland tivesse direito em manter o sueco, como língua oficial, bem como a sua própria cultura, hábitos e costumes. 

Igreja de Santo Olavi em Jomala, construída no secúlo XIII, a igreja de pedra mais velha da Finlândia. Photo: Matti TirriAs primeiras eleições para escolher os membros do principal órgão legislativo do Åland, a Assembleia Legislativa, foram organizadas em 1922. A primeira sessão da Assembleia Legislativa teve lugar no dia 9 de Junho de 1922, que é celebrado como o dia da autonomia da região. A Assembleia nomeia o equivalente a um governo, chamado de Governo da Província e que é presidido por um Conselheiro. Åland tem um deputado no Parlamento finlandês.

Mais informações:

 

Imprima esta página

actualizados 22-08-2013


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto