Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

O Povo - Embaixada da Finlândia, Lisboa : Info Finlândia : O Povo

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

O Povo

Aleksanterinkatu, Helsínquia. Fotografia: Raija Pöyhönen.Aleksanterinkatu, Helsínquia. Fotografia: Raija Pöyhönen.

A Finlândia tem uma população de, aproximadamente 5.200.000 habitantes. A densidade populacional é somente de 17 habitantes por quilómetro quadrado, uma modesta relação.

A maior parte da população, cerca de 67%, vive em centros urbanos, enquanto cerca de 33% continua a viver em regiões rurais. Helsínquia, a capital, contava em 2001 com uma população de 560.000 habitantes, Espoo com 216.900 habitantes e Vantaa com 179.900 habitantes. Conjuntamente, estes três concelhos formam a área metropolitana de Helsínquia onde habitam cerca de um sexto da população total do país. O afluxo da população em direcção ao distrito de Uusimaa, no extremo sul do país, começou nos anos do pós-guerra e continua até à actualidade. Outras cidades importantes são, Tampere, com uma população de 197.800 habitantes, Turku, com 173.700 habitantes e Oulu, com 123.300 habitantes.

Kaivopuisto, Helsínquia.Em 1998, havia um milhão e 400 mil famílias na Finlândia. De entre as famílias com progenitura a média era de 1,8 filhos por família, enquanto que ainda em 1960, a média era de 2,27. Igualmente em 1998, 2,3 milhões de cidadãos tinham o 12º ano de escolaridade, uma formação profissional, uma formação técnica ou um diploma universitário, sendo que, metade era do sexo feminino. Em 1999, 52% dos 2,5 milhões de trabalhadores eram mulheres. Apesar de muito se ter feito no sentido de eliminar a diferença de salários entre os dois sexos, ainda em 1999, o salário médio da mulher era apenas 81% do salário médio do homem.

Nas eleições legislativas de 2003 foram eleitas mulheres para 75, dos 200 lugares com que conta a Câmara dos Deputados (Eduskunta, em finlandês).

Mies ja lapsiRegra geral na Finlândia, as mulheres sobrevivem aos homens: em 1998, a esperança de vida era de 81 anos para as mulheres e de 74 anos para os homens.

Não se sabe ainda ao certo de onde migraram os finlandeses, o que é aliás, uma questão em aberto e algo controversa, nem se sabendo ao certo, quando começaram a povoar o território formado actualmente pela Finlândia, mas as mais recentes teorias afirmam que a presença finlandesa teve início 3.000 anos antes da era cristã.

Mais informações

Arquipélago de Åland (Ahvenanmaa) - a região autónoma dos sueco falantes da Finlândia

Åland, em finlândes Ahvenanmaa, faz parte da Finlândia, e possui o estatuto de região autónoma, desmilitarizado e sueco falante, com uma bandeira própria (desde 1954) e com selos próprios (desde 1984). Os residentes de Åland têm também passaporte próprio. Contudo nem sempre foi assim. Ler mais. 

Os Sami, um povo indígena único na Europa

Os "lapões", (ou "saami" como são denominados nos países nórdicos), caracterizam-se como um povo indígena. O povo Sami da Finlândia têm o direito de manter e desenvolver a sua própria língua e cultura. No início de 1996 foi constituído através de decreto parlamentar o novo parlamento Sami (Sámediggi), como corpo representante do povo Sami. Ler maís.

Os Sami continuam a criar renas, mas a modernidade fê-los alterar os seus estilos de vida.

Acendem uma fogueira à chuva e sentam-se na terra macia, forrada por vegetação rasteira. Esperam. Quanto tempo? Não sabem, porque para os sami, criadores de renas, o tempo passa de maneira diferente. Não há horários. O tempo deles é o tempo que a natureza lhes dá. Um artigo sobre a vida dos Sami, escrito por Ioli Campos.

A posição da Mulher na Finlândia

As mulheres finlandesas foram as primeiras na Europa a obterem em 1906, o sufrágio universal e também as primeiras no mundo a obterem a elegibilidade nas eleições parlamentares. Conheçe a posição das mulheres finlandesas na vida laboral e na pólitica. Ler mais.

Mais informações

 

Imprima esta página

actualizados 22-09-2011


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto