Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Notícias em latim na radiodifusão finlandesa - Embaixada da Finlândia, Lisboa : Info Finlândia : Comunicação social na Finlândia

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

Notícias em latim na radiodifusão finlandesa

Nuntii LatiniNuntii Latini é um sumário semanal das notícias internacionais emitido pela radiodifusão nacional da Finlândia, YLE, em latim clássico. "É um dos mais famosos produtos da nossa companhia", refere Olli Alho da YLE. "Até o papa João Paulo II, tem-nos enviado os seus agradecimentos por mantermos a língua latina viva. 

"O programa celebrou o seu 15º aniversário em Setembro de 2004 - e tudo começou como uma piada." Dois professores universitários de latim, Reijo Pitkäranta e Tuomo Pekkanen, em amena cavaqueira com um produtor de rádio, Hannu Taanila, pensaram como seria engraçado se em vez das línguas comuns, o latim ganhasse outra vez vida na rádio, como uma língua que já chegou a ligar o mundo inteiro. E desde então, o programa tem sido emitido ininterruptamente até aos nossos dias." Alho explica: "O programa de 5 minutos contém as principais notícias do mundo e algumas notícias finlandesas. É preparado por estudantes de latim, sob a supervisão do professor Pitkäranta." Esta língua continua a ser uma língua muito popular na Finlândia, e é ensinado em muitas escolas. Alho acrescenta: "O programa é principalmente usado por estudantes, mas é também muito popular nos mosteiros e outras instituições clericais. O latim moderno consegue cobrir perfeitamente os acontecimentos da actualidade - e não há necessidade de inventar novas palavras. É uma língua muito flexível," Alho conclui. 

Mais informações:

 

Imprima esta página

actualizados 21-05-2009


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto