Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Os Desportos mais Populares - Embaixada da Finlândia, Lisboa : Info Finlândia : Desporto

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

Desporto

Finlândia - uma sociedade em boa saúde com desporto de alto nível

Fotografia: Martti LintunenO desporto e educação física são partes naturais da vida diária na Finlândia, sendo a marcha, ciclismo, esqui e natação particularmente populares. De acordo com um relatório nacional sobre desportos, cerca de 94% dos finlandeses com idades entre os 19 e os 65 dizem praticar algum tipo de exercício físico. Ler mais sobre as diferentes modalidades e as políticas de desporto

Os Desportos mais Populares

O interesse dos finlandeses pelo desporto é ancestral, porque já em tempos longínquos faziam provas de força, velocidade e agilidade. Na Academia de Turku, logo após a sua fundação em 1640, existiu um instrutor de esgrima. No Exército, eram praticados desportos desde a década de 1780 e as Escolas e Universidades começaram a difundir o exercício físico nos princípios do Século XIX. Os primeiros clubes desportivos foram fundados na década de 1850.

 

Jogo de hóquei no gelo entre a Finlândia e a República Checa Jogo de hóquei no gelo entre a Finlândia e a República Checa

Os finlandeses são desportistas e espectadores entusiasmados. No Inverno, desde as crianças na idade pré-escolar até aos aposentados, todos praticam esqui nórdico, embora as modalidades alpinas estejam a ganhar cada vez mais popularidade, especialmente entre as camadas mais jovens.

As maiores proezas internacionais

A Finlândia participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1906. Naqueles Jogos, o lutador Verner Weckman ganhou a primeira medalha de ouro para o seu país.

Ainda como Grão-Ducado da Rússia, a Finlândia tornou-se mundialmente famosa nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, ganhando nove medalhas de ouro. O maior herói foi o corredor de fundo, Hannes Kolehmainen, que ganhou os Cinco Mil Metros, Dez Mil Metros e a Maratona. Diz-se que "colocou a Finlândia no Mapa Mundial", com as suas corridas.

OlympiastadionNos Jogos Olímpicos entre os anos de 1906 e 1988, os desportistas finlandeses alcançaram 133 medalhas de ouro, das quais, 32 nos Jogos Olímpicos de Inverno. Paavo Nurmi, com nove medalhas de ouro e três de prata, nos Jogos Olímpicos realizados entre 1920 e 1928, bateu 31 recordes mundiais durante a sua carreira. O seu eterno rival, Ville Ritola, alcançou cinco medalhas de ouro. Lasse Virén , um dos maiores corredores das últimas décadas venceu os Cinco e os Dez Mil Metros nas Olimpíadas de 1972 e 1976.

Os Jogos Olímpicos de Helsínquia em 1952 foram, para muitos, considerados a última autêntica Olimpíada.

Mais informações:

 

 

Imprima esta página

actualizados 19-08-2009


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto