Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

O símbolo da juventude e da liberdade - o chapéu branco - Embaixada da Finlândia, Lisboa : Info Finlândia : Educação e Formação

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

O símbolo da juventude e da liberdade - o chapéu branco

No início do mês de Junho, quando os estudantes das escolas básicas começam as suas bem merecidas férias de Verão os finalistas do 12º ano recebem o diploma dos seus estudos e dos exames nacionais. Põem na cabeça um chapéu branco com uma lira de ouro e um debrum de veludo preto.

o chapéu brancoAs provas nacionais do 12º ano realizam-se todos os anos desde 1852. Até 1917 a prova servia como uma prova de acesso à Universidade de Helsínquia e era lá que a prova se realizava. Para a prova apareciam estudantes de todo o país. Nessa época avaliavam os conhecimentos de cultura geral e de latim dos estudantes. Inicialmente o símbolo dos finalistas de liceu era um uniforme completo, do qual hoje em dia já só resta o chapéu branco. Também a lira de ouro, que inicialmente era usada apenas por estudantes da Universidade de Helsínquia, é hoje comum a todos.

Actualmente a finalidade das provas nacionais do 12º é demonstrar que os estudantes assimilaram os conhecimentos e as habilidades do plano nacional de ensino de liceu e que são detentores de uma maturidade suficiente. Em 2009 foram 33 034 os que completaram os seus estudos no liceu e passaram nas provas nacionais.

São cada vez mais as famílias finlandesas a passar anos no estrangeiro por motivos profissionais. Este facto faz com que muitos dos seus filhos cheguem a completar os seus estudos de liceu em escolas internacionais. Nos liceus portugueses formam-se também quase todos os anos, finlandeses finalistas do 12º.

As provas nacionais de liceu culminam numa grande festa que se realiza nas escolas e que depois se estende às casas dos finalistas aonde recebem as felicitações dos seus familiares e amigos.

Seguem-se algumas receitas, que fazem crescer água na boca aos convidados:

Bolo de Salmão

1 pão saloio e 1 pão de centeio
Recheio: 1 dl de caldo de legumes ou de peixe, 400 g de salmão fumado, 1 dl de smetana (uma espécie de natas azedas), 1 dl de aneto picado, 2 dl de ervilhas congeladas trituradas e 6 ovos cozidos.
Como cobertura: 100g de manteiga, ½ dl de smetana.

1. Triturar separadamente as gemas e as claras dos ovos cozidos. Fazer uma espécie de pasta juntando a cada uma 2 colheres de sopa de smetana.
2. Cortar o pão em fatias com cerca de 1 cm de espessura.
3. Começar a construir o bolo com uma fatia de pão de centeio. Ligeiramente humedecido com um pouco de caldo de legumes, barrar com um pouco de manteiga e pasta de salmão (salmão fumado triturado e misturado com um pouco de smetana e aneto), numa camada com cerca de um centímetro de altura.
4 A camada seguinte é feita com pão saloio (branco). Pôr em cada um dos lados um pouco de manteiga e uma fina camada, tanto de pasta de gema, como de pasta de clara de ovo.
5. Continuar da mesma forma alternando as camadas de pão de centeio e pão saloio, sendo a terceira camada de recheio de pasta de salmão, a quarta de pasta de ervilhas e a quinta de pasta de ovo. A última camada é de pão saloio.
6. Embrulhar o bolo de forma que fique fechado hermeticamente, em película aderente e pôr um peso em cima do bolo. Deixar ganhar gosto no frigorífico cerca de um dia.
7. Barrar os lados com pasta de manteiga e smetana e decorar com aneto. Cortar o bolo com uma faca afiada em 34 fatias e decorar cada fatia com um rolo de salmão fumado, uma fatia de limão e com raminhos de aneto.

Tarte de camarão

Fundo: 75g de manteiga, 2.5 dl de farinha de trigo, colher de chá de fermento em pó e 1 dl de requeijão fresco. Untar e pôr no frio.

Recheio: 200 g. de camarão, 100 g. de salmão fumado, 3 ovos, 2,5 dl de natas, 2,5 dl de queijo ralado, aneto, pimenta branca, sal e se desejar poderá ainda adicionar alho francês refogado. Misturam-se os ingredientes.

Modo de preparação: Espalhar o fundo numa base redonda para tartes, acrescentar o recheio e finalizar com um pouco de queijo ralado. Cozer no forno a uma temperatura aproximada de 200 graus, por cerca de 30 minutos.

Bolo de Chocolate e Café

Bolo de Chocolate e CaféO fundo do bolo: 4 ovos, 150 g de açúcar, 150 g de farinha de trigo, uma colher de chá de fermento em pó.

Recheio: 2 dl de café velho, uma gema de ovo, 2 colheres de sopa de açúcar, uma colher de sopa de fécula de batata, 6-8 pedaços de chocolate negro, 1 dl. de natas.
Cobertura: 2-3 colheres de sopa de café, 100 g de chocolate negro, 10 amêndoas e 1 dl de natas.

1. Bater os ovos e o açúcar. Misturar a farinha com o fermento em pó, juntar com os ovos e o açúcar misturando com cuidado.
2. Verter a massa na forma de bolo previamente amanteigada e enfarinhada. Cozer no forno a 180 graus, por cerca de 30 minutos. Deixar arrefecer.
3. Cortar a o bolo em três camadas e humidificá-las um pouco, ou com conhaque, ou com um licor seco, mas não excessivamente.
4. Misturar numa panela os outros ingredientes da cobertura, excepto as natas, deixar ferver sempre remexendo bem. Bater até arrefecer e misturar com as natas batidas.
5. Fazer o bolo adicionando o recheio entre as camadas.
6. Derreter o chocolate da cobertura num pouco de café e deitá-lo em cima do bolo. Enfeitar com lascas de amêndoa e bater as natas para acompanhar o bolo.

O Bolo de Ellen Svinhuvud

150 g de amêndoa triturada, 200 g de açúcar em pó e 5 claras de ovo.
Recheio: 300 g de manteiga, 4 colheres de açúcar, 1,5 dl de natas e 100g de amêndoa moída.
Cobertura: Açúcar em pó e lascas de amêndoa.

Modo de preparação: Bater o açúcar em pó e as claras em castela, e continuar a bater a espuma por cerca de 20 minutos, acrescentar a amêndoa triturada. Espalhar a mistura em cima de um tabuleiro de forno em forma de quadrado. Deixar secar a uma temperatura baixa, até atingir um tom castanho claro.

Recheio: Aquecer as natas e o açúcar, que depois são misturados no café. Bater a manteiga e misturar com a amêndoa e acrescentar à mistura de natas e café. O recheio espalha-se em três camadas e acrescenta-se uma quarta camada como tampa. Enfeitar com muito açúcar em pó.

Imprima esta página

actualizados 13-01-2011


© Suomen suurlähetystö, Lissabon | Tietoa palvelusta  | Yhteystiedot