Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Dia do poeta nacional finlandês, J.L Runeberg, 5 de Fevereiro - Embaixada da Finlândia, Lisboa : Info Finlândia : Literatura

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

Dia do poeta nacional finlandês, J.L Runeberg, 5 de Fevereiro

Autor do poema que mais tarde serviu de letra ao hino nacional da Finlândia é homenageado no aniversário do seu nascimento, no dia 5 de Fevereiro. Faz parte dos dias nacionais, em que a bandeira nacional deve ser hasteada.

Johan Ludvig Runeberg (5.2.1804-6.5.1877), poeta e escritor nacional finlandês, cujos textos combinavam elementos de poesia da antiguidade, de romantismo e realismo. Johan Ludvig Runeberg (5.2.1804-6.5.1877), poeta e escritor nacional finlandês, cujos textos combinavam elementos de poesia da antiguidade, de romantismo e realismo.

É também um dos poetas nacionais, cujos textos foram mais utilizados em obras musicais, sendo cerca de 320 os compositores que já compuseram 900 peças. O mais importante foi o compositor Jean Sibelius, que compôs mais de 20 canções com os textos de Runeberg. 

Apreciado por muitos foi pela primeira vez homenageado no dia do seu aniversário, em 1854, quando o poeta completava os 50 anos de idade. Nas décadas seguintes e, até a sua morte, a juventude de Porvoo (cidade aonde residia) juntava-se em frente da sua casa para lhe cantar os parabéns.  Apesar de ter escrito o poema que mais tarde se tornaria a letra do hino nacional finlandês, foi desde cedo, mais ligado à cultura dos sueco falantes da Finlândia e este dia, desde o início da Independência, foi considerado um dia nacional para os sueco falantes. O dia 5 de Fevereiro foi alvo de discussão nas primeiras décadas da Finlândia independente, quando ainda se discutia sobre qual a língua oficial do país.

A partir dos finais da década de 20 foi estabelecido no calendário da população de língua finlandesa, como dia nacional de hastear bandeira.

Imprima esta página

actualizados 08-07-2009


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto