Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Currículo da Finlândia apresentado em Portugal - Embaixada da Finlândia, Lisboa : Actualidades

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 
Notícias, 24-03-2016

Currículo da Finlândia apresentado em Portugal

A Embaixada da Finlândia organizou em pareceria com Instituto Ibero-Americano da Finlândia, Direção-Geral da Educação de Portugal e Câmara Municipal de Torres Vedras duas conferências no passado dia 14 e 15 Março de 2016. Para os eventos organizados em Torres Vedras e Lisboa chegaram os representantes do Conselho Nacional da Educação da Finlândia, Sr. Jorma Kauppinen e a directora da escola básica de Rajamäki, Sra. Marjaana Mäkinen para falar sobre o sistema educativo e sobre o novo currículo da Finlândia. Nos eventos foi apresentado também o programa anti bullying KiVa, pela professora Christina Salmivalli.

Secretário de Estado da Educação Sr. João Costa, Presidente da Câmara Municipal de Torres Verdas Sr. Carlos Bernardes e Embaixadora da Finlândia Sra. Outi Holopainen em Torres Vedras no passado dia 14 de Março.
Secretário de Estado da Educação Sr. João Costa, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras Sr. Carlos Bernardes e Embaixadora da Finlândia Sra. Outi Holopainen em Torres Vedras no passado dia 14 de Março.

O sistema educativo da Finlândia tem despertado interesse internacional já há alguns anos e Portugal não tem sido uma excepção a esse interesse. Um dos factores que contribuiu ao aumento recente foi um artigo publicado em Maio de 2015 no semanário Expresso, sobre o sistema educativo da Finlândia e o novo currículo. O artigo escrito pela jornalista Isabel Leiria trouxe muita atenção ao assunto e resultou em vários contactos junto da Embaixada, que decidiu organizar no passado dia 14 e 15 de Março dois eventos para esclarecer as mudanças no novo currículo das escolas finlandesas, em conjunto com os parceiros finlandeses e portugueses.

Passaram-se duas tardes intensivas em Torres Vedras e Lisboa. O público teve oportunidade de saber mais sobre o currículo como também sobre o programa anti bullying KiVa, que visa intervir e prevenir os casos de bullying nas escolas. O contexto local foi representado pelo projecto "o Farol" da escola Padre Vítor Melícias de Torres Vedras. As intervenções suscitaram muito interesse e muitas perguntas por parte do público. A Finlândia tem servido como um exemplo de um pequeno país europeu, cujo sector educativo tem enfrentado novos desafios trazidos pela globalização e o avanço da digitalização.

Para os eventos viajaram também os representantes de três empresas finlandesas. TeacherGaming e Psyon Games representam o sector em crescimento dos jogos educativos e o Fountain Park oferece serviços que trazem soluções ao planeamento e desenvolvimento do sector.

A Embaixada gostaria de mais uma vez agradecer os seus parceiros, todos os oradores participantes e o público. Esperemos que tenha sido o começo de uma colaboração entre os dois países!

Programa:

pdfEscola do Futuro programa PT

Apresentações Power Point dos eventos

Direção-Geral da Educação  

Imprima esta página

actualizados 24-03-2016


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto