Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

100 Inovações sociais - Bibliotecas - Embaixada da Finlândia, Lisboa : Actualidades : Notícias

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 
Notícias, 22-05-2017

100 Inovações sociais - Bibliotecas

Finlândia é a recordista mundial em uso de bibliotecas: em média, cada finlandês visita a biblioteca mais de uma vez por mês, e pega emprestado pelo menos 20 livros, cds e alguns outros itens por ano. Mas por que tanto entusiasmo pelas bibliotecas justamente na Finlândia?

Fotografia: Riitta Supperi/Keksi/Team Finland.
Os finlandeses tem o hábito da leitura presente desde muito cedo, muito apoiado graças a rede de bibliotecas no país. Quem não tem uma biblioteca nas proximidades, recebe a visita semanal de um biblioteca-autocarro.
Os finlandeses tem o hábito da leitura presente desde muito cedo, muito apoiado graças a rede de bibliotecas no país. Quem não tem uma biblioteca nas proximidades, recebe a visita semanal de um biblioteca-autocarro.

A resposta tem a ver com o estilo de vida dos finlandeses, no qual a leitura exerce um papel importante. A sociedade valoriza o conhecimento em todas as suas formas: além da popularidade das bibliotecas, enciclopédias vendem bem e questionários são populares. As pessoas gostam de usar os serviços de bibliotecas porque estas atendem às suas necessidades individuais. Enquanto as escolas e os meios de comunicação de massa produzem pacotes prontos de informação, a biblioteca responde a questões individuais. Quanto mais desafiadora a dúvida, melhor provavelmente ajudará a biblioteca na procura pela resposta do que programas de busca da Internet.

Hoje em dia, há uma biblioteca pública em cada município finlandês. Elas são muito mais do que “centros de reciclagem de livros”: as bibliotecas disponibilizam para os seus visitantes cds, dvds, partituras e uso de computadores, entre outros, além de organizarem rodas de histórias, exposições de arte e apresentações de filmes. Os serviços são gratuitos e garantem igual acesso à informação para todos os cidadãos em todas as partes do país, contribuindo para o sucesso da Finlândia nas pesquisas internacionais sobre aprendizagem, como a PISA.

Uma parte importante da sociedade

A integridade do sistema de bibliotecas públicas consiste de vários elementos. O forte investimento do Estado até a década de 1990 diminuiu a dependência dos orçamentos municipais. Os funcionários são altamente qualificados, e todas as bibliotecas do país são interligadas a uma rede nacional. Se o material desejado não for encontrado em uma biblioteca local, ele pode ser encomendado em qualquer outra, seja esta uma biblioteca pública ou académica. O uso compartilhado do material requer cooperação e coordenação, o que é hoje realizado principalmente através da Internet.

O funcionamento do sistema se baseia na inteligente divisão do trabalho entre os níveis local, regional e nacional. Por exemplo, uma biblioteca local pode se dedicar ao atendimento personalizado aos seus clientes, dado que os recursos regionais e nacionais são facilmente acessíveis através da Internet. Um bom exemplo disso é o novo portal de busca que se baseia no conceito de Web Semântica e que compartilha a mesma ideologia da comunidade Linux.

É responsabilidade de uma sociedade moderna de informação contribuir para exercitar a capacidade criativa dos cidadãos, e ao mesmo tempo garantir a inclusão de todos, assegurando fácil acesso à informação e à cultura. O sistema de bibliotecas contribui para ambos os objectivos, e se inscreve tanto na agenda do governo finlandês como no Programa Nacional sobre a Sociedade da Informação. Investir em bibliotecas significa investir na democracia e em desenvolvimento.

Mais sobre as bibliotecas e os autocarros-biblioteca:

Um país amigo da leitura

Imprima esta página

actualizados 22-05-2017


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto