Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Informação básica sobre a Finlândia - Embaixada da Finlândia, Lisboa : Info Finlândia : Informação básica

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

Informação básica sobre a Finlândia

A Finlândia é uma república independente desde 1917. O Presidente da República é o Chefe de Estado. O poder político é exercido pelo parlamento unicamaral, a Câmara dos Deputados, que conta com 200 membros. A região autónoma do arquipélago de Åland goza de uma situação especial, uma vez que foi declarada zona desmilitarizada ao abrigo da Lei Internacional. A Finlândia conta actualmente com uma população de um pouco mais de cinco milhões de habitantes.  A capital da Finlândia é Helsínquia e a moeda é o Euro.

FinlândiaA Finlândia é justamente conhecida como um país de florestas, as quais, ocupam cerca de três quartos da superfície do país, que é de 338.000 quilómetros quadrados. Outras características da Finlândia, são os seus muitos milhares de lagos (cerca de 190 mil) e uma grande profusão de ilhas (quase 180 mil). Os lagos e os cursos de água cobrem dez por cento do território nacional. O principal arquipélago situa-se junto à costa sudoeste, enquanto que a principal região dos lagos, cujo núcleo é constituído pelo Lago Saimaa se situa no Leste do país.

Simbolos nacionais

Suomen lippuA bandeira da Finlândia foi oficializada, no ano 1918. O branco simboliza a neve e o azul, os lagos e o céu. A cruz é mais larga do que nas bandeiras sueca e dinamarquesa, ocupando 3/11 da altura e 3/18 do comprimento total. As instituições governamentais usam uma bandeira com o escudo de armas ao centro. A marinha e o Presidente da República têm variações próprias, mesmo com o escudo ao centro.

Suomen vaakunaO escudo de armas oficial O escudo de armas oficial da Finlândia tem raízes históricas, muito mais antigas do que a bandeira e a sua utilização remonta, há pelo menos 350 anos. O escudo foi um dos primeiros símbolos comuns para as províncias orientais da Reino (ou seja, para a futura Finlândia). O número das estrelas corresponde por mera coincidência, ao número de províncias "históricas" da Finlândia.

O Hino Nacional da Finlândia chama-se Maamme, O Nosso País. O Hino foi composto em 1848 e apresentado no mesmo ano, pela primeira vez pelos estudantes, no dia 13 de Maio, no dia da Flor. O compositor do Hino é Fredrik Pacius (1809-1891), a figura mais dinâmica da vida musical do seu tempo. A letra foi escrita pelo poeta nacional finlandês, Johan Ludvif Runeberg (1804-1877).

Descobrir a Finlândia

21 perguntas sobre a Finlândia. Ponha a prova os seus conhecimentos! Todas as respostas encontram-se nestas páginas. As perguntas são...

Imprima esta página

actualizados 22-08-2013


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto