Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Música - Embaixada da Finlândia, Lisboa : Info Finlândia : Música

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

Música

Música Folclórica, Jazz e Rock na Finlândia.

A escultura de Jean Sibelius por Laila Pullinen. Fotografia: Raija PöyhönenA escultura de Jean Sibelius por Laila Pullinen. Fotografia: Raija Pöyhönen

A nova música folclórica finlandesa alcançou um sucesso, jamais visto nos princípios dos anos 90 - O jazz finlandês celebrou os seus 75 anos em 2001 - A característica mais distintiva do rock finlandês é a combinação de elementos da música afro-americana e da música popular finlandesa. Ler mais.

O menino rebelde do acordeão cresce, mas mantém a atitude intacta

O acordeonista extremo Kimmo Pohjonen apresentou no Verão de 2009 o seu Earth Machine Music, na Finlândia e na Austrália. Esta obra épica, em que actua com agricultores locais e com a sua maquinaria, captura de uma forma perfeita o espírito musical de Pohjonen; o improviso, inquieto, robusto, singular e sempre pronto para uma boa gargalhada. Ler mais

O maior banco de dados sobre música folclórica na Internet é finlandês. Uma base de dados sobre o folclore finlandês foi disponibilizada "online", no Março de 2004. É descrita como o arquivo mais extenso de música e dança folclórica de um só país na Internet. Ler mais.

Ópera Finlandesa

A ópera finlandesa encontra-se há já três décadas na crista da onda de grandes sucessos, pelo menos até ao momento em que escrevemos estes comentários. O marco decisivo foi o ano de 1975, quando foram estreadas as óperas Ratsumies (O Cavaleiro), de Aulis Sallinen e Viimeiset kiusaukset (As Últimas Tentações), de Joonas Kokkonen. Em conjunto, causaram uma explosão de entusiasmo pela ópera de câmara que, em breve foi ampliada para o formato de grandes óperas baseadas no folclore, apresentadas em teatros ao ar livre, e óperas com temas campestres, apresentadas por grupos amadores locais. Rapidamente, o título de ´ópera` foi aplicado em obras que na realidade eram "Singspiele", ou musicais. O termo ópera deixou de ser uma denominação desconhecida para o público em geral. Ler mais.

Ligações

 

Imprima esta página

actualizados 28-01-2010


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto