No âmbito da Lei sobre os Serviços Consulares, a Embaixada presta serviços aos cidadãos finlandeses em Portugal, em assuntos relacionados com as autoridades finlandesas. A Lei sobre os Serviços Consulares consagra como um dos deveres da Embaixada, aconselhar e orientar o beneficiário do serviço consular, de forma que o próprio possa resolver os assuntos, dentro das suas possibilidades.
Como exemplos dos serviços consulares prestados pela Embaixada, referimos os assuntos relacionados com passaportes, notariado, actos formais específicos, direito de família, nacionalidade, serviço militar e ajuda prestada aos cidadãos finlandeses que se encontrem em dificuldades. As funções consulares da Embaixada incluem também, auxílio a outras autoridades finlandesas, como por exemplo, na organizar dos actos eleitorais antecipados em Portugal, nas eleições finlandesas e na transmissão de informações para o Registo Civil. Também se prestam conselhos sobre procedimentos gerais a ter em conta, quanto aos assuntos jurídicos e administrativos na Finlândia e em Portugal.
Os cidadãos estrangeiros podem tratar pessoalmente dos seus vistos de entrada (autorização de residência e trabalho), na Embaixada.