Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Comunidade finlandesa em Portugal - Embaixada da Finlândia, Lisboa : Finlândia em Portugal : Comunidade finlandesa

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Lisboa

Rua do Possolo 76-1°
1350-251 Lisboa, Portugal
Tel +351 21 393 30 40, Fax:+351 21 390 47 58
E-mail sanomat.lis@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | facebook
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

Comunidade finlandesa em Portugal

Sobre o movimento migratório dos finlandeses para Portugal, existe pouca documentação. Durante muito tempo, Portugal, era para os finlandeses um país longínquo no Sul da Europa, relativamente mal conhecido. Os contactos e os conhecimentos limitaram-se basicamente aos marinheiros, que pararam nos portos portugueses durante o auge do tráfego fluvial até 1980.

Antes do 25 de Abril 1974, residiam em Portugal muito poucos finlandeses, eram nomeadamente trabalhadores ligados à indústria têxtil e ao comércio do papel. Uma das razões que começou a trazer finlandeses aos poucos para Portugal, eram os casamentos entre portugueses e finlandeses. Com a abertura das fronteiras começaram a haver cada vez mais finlandeses a deslocarem-se e a emigrarem para Portugal.

Na década de 80, muitos escolheram o Algarve como destino de férias, graças ao clima mediterrânico, às belas praias e os baixos custos de vida. Muitos chegaram a comprar uma casa de férias na região algarvia, por essas mesmas razões. Hoje em dia, a língua finlandesa, é ouvida durante o ano inteiro, ao longo de toda a zona costeira portuguesa, já não se tratam só de reformados que depois de uma longa carreira resolveram mudar para Portugal, para se refugiarem das condições climatéricas rigorosas do Inverno finlandês, mas também jovens em início das suas vidas profissionais que, ficaram encantados com o modo de vida português. Durante os meses de Novembro a Abril, continua-se a verificar um aumento do fluxo de turistas finlandeses, às regiões do Algarve e da ilha da Madeira.

Nos últimos anos da década de 90, verificou-se um aumento quanto ao número de estudantes finlandeses que vieram para Portugal estudar temporariamente. Anualmente, são aproximadamente 60, os estudantes que se deslocam para vários estabelecimentos de ensino, através dos muitos programas de intercâmbio europeu.

Os finlandeses que residem permanentemente em Portugal, são cerca de 700 a 900, dos quais, aproximadamente duas centenas, localizam-se na região da Grande Lisboa. Na zona Norte, nomeadamente na área do Grande Porto, residem cerca de 50 pessoas, que é um número equivalente à quantidade de finlandeses residentes na ilha da Madeira. Os restantes, ou seja, a maioria dos finlandeses residem no Sul, na região de Algarve.

Imprima esta página

Este documento

actualizados 09-10-2013


© Embaixada da Finlândia, Lisboa | Informações sobre o serviço on-line | Contacto